sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tanque sempre vazio pode estragar bomba de combustível


O primeiro risco de rodar sempre com pouca gasolina do tanque é óbvio: ficar no meio da rua com pane seca, que aliás é infração de trânsito e resulta em multa de R$ 85,13 mais quatro pontos na carteira. O segundo, e mais grave, é estragar a bomba de combustível. Nesse caso, o carro também vai parar, já que a bomba é a peça que manda a gasolina do tanque para o motor.
As bombas de combustível dos carros antigos (antes dos anos 2000) ficavam junto ao motor. As dos veículos mais novos ficam dentro tanque. Elas são elétricas e são lubrificadas pelo próprio combustível do reservatório. Ou seja, a gasolina ou etanol também cumprem o papel de ajudar no funcionamento da bomba.
Se o motorista anda sempre com poucos litros no tanque, essa bomba trabalha sem a lubrificação correta e pode superaquecer. Isso não quer dizer que a bomba vai sofrer uma pane na primeira vez que o automóvel entrar na reserva. Elas são preparadas para funcionar algumas vezes sem a quantidade ideal de combustível. Mas a prática constante de rodar com poucas gotas pode provocar uma pane no médio prazo. Se isso acontecer, não tem jeito. Resta chamar o guincho e levar o carro até uma oficina e trocar a peça.
“É bastante comum carros terem pane por bomba de combustível queimada. A falta de lubrificação correta provoca o superaquecimento”, diz o Engenheiro Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis na Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Sujeira do combustível
Outra consequência direta de rodar sempre com o ponteiro na reserva é o risco de mandar sujeira para o sistema de injeção. Isso porque com menos gasolina no tanque a bomba puxa o líquido do fundo, onde pode ter acúmulo de resíduos. O combustível sujo pode entupir o filtro ou até chegar ao sistema de injeção eletrônica, aos bicos injetores. Neste caso, o veículo possivelmente irá ter falhas ou até parar de funcionar.
Por isso, evite sempre ficar no liga e desliga da luz da reserva. O ideal é rodar com pelo menos ¼ da capacidade do tanque, o que significa entre 12  e 15 litros levando em conta os carros de pequeno e médio porte no Brasil.
Fonte: http://goo.gl/1QCWkW

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